Fonte da Mata Alva

Fonte da Mata Alva

Situada na rua Barbosa do Bocage à beira de uma curva está a fonte da Mata Alva. Construída no século XVIII surpreende o mais alheio que ali passa.

Actualmente restaurada pela câmara municipal em 1988 adquiriu um aspecto diferente devido essencialmente aos painéis de azulejos incrustados no alçado e muros que a compõem.

Apresenta frontalmente uma abóbada em forma de semi-circulo que assenta em duas colunas coríntias capitalizadas por duas pedras quadrangulares esculpidas que lhe servem de suporte. Incorpora também um tanque esculpido que transborda água que brota de uma bica de forma arredondada centralmente colocada numa azulejaria.

Fonte da Mata Alva – Remodelação

Esta ultima está inserida numa parede pintada à estampilha com restauro não concluído pois já dificilmente se notam as cores ocre e azul petróleo que lhe compõem o desenho, havendo também cimento para evitar a maior abertura das fendas existentes.

Este alçado é ainda composto por duas aberturas de forma oval que permitem a entrada dos raios solares provenientes da vertente superior da serra dando-lhe assim um ar de luminosidade e calor conjugado com a água fresca que jorra.

Central e superiormente à bica encontra-se numa placa que nos indica o ano em que esta fonte foi remodelada.

Hunc fontem
Condidit de novo
pró bono publico
Francisco Visconde de Monserrate
a.d.   1875

Tradução: Esta fonte Fundou de novo para o bem público Francisco Visconde de Monserrate. Ano domini 1875

Fonte da Mata Alva
Fonte da Mata Alva

Em cada um dos seus lados a fonte é complementada por um alçado ligeiramente mais baixo que o principal cujo topo toma a forma levemente circular que termina num beiral em telha tendo o próprio alçado a mesma forma.

Por baixo deste beiral situa-se duas aberturas em forma de sino. Existem também quatro painéis de azulejo com forma quadrada constituídos por 16 azulejos cada orientados na largura das referidas aberturas e moldados por quadrangulares placas de cimento salientes pintadas de branco.

Fonte da Mata Alva
Scroll to Top