Naufrágio do Angra - Praia Grande 1983

Naufrágio do Angra – Praia Grande 1983

Partilhar

Naufrágio do Angra – Praia Grande dia 27 de Março de 1983.

Pouco depois da hora de Jantar e já de noite naufragou a meio do areal da Praia Grande o navio de carga. Tinha 12 tripulantes a bordo.

O Angra era um navio de 50 metros, com pavilhão canadiano, bandeira liberiana e tripulação portuguesa e cabo-verdiana e trabalhava na carreira das ilhas.

Devido ao mau tempo que se fazia sentir, a uma possível falha do motor e às fortes correntes desta praia sintrense, o cargueiro andou à deriva acabando por encalhar a meio da praia.

Naufrágio do Angra – Salvamento

Os Bombeiros de Cascais foram chamados para essa ocorrência cerca das 22 horas, mas verificaram no local que o navio não oferecia perigo em virtude do seu encalhe na areia e que os seus tripulantes já tinham sido salvos pelos Bombeiros de Almoçageme e Colares através de um cabo junto à proa.

A tripulação foi também ajudada por alguns locais que se encontravam nas imediações. Alguns destes locais abriram mais tarde o Restaurante Angra, localizado em frente à praia e do qual são proprietários desde então.

As operações de salvamento começaram no dia seguinte, mas sem êxito. Devido à sua imponência, a embarcação foi vendida em hasta publica. Acabou por ser desmantelada peça a peça semanas depois por ser a única forma de a remover do areal da Praia Grande.

O cargueiro Angra foi primeiro batizado de Delos e depois de Chergui.

Praia Grande

Distante de Sintra 13 km fica situada entre a praia das Maças e a praia da Adraga. O seu nome Praia Grande do Rodízio justifica-se pela sua amplitude em relação às suas mais próximas vizinhas.

Angra 1 1 Naufrágio do Angra
Scroll to Top